MEC lança programa para fomentar a expansão de educação a distância nas universidades federais

Descrição dO Reuni Digital disponibilizará 5 mil vagas, distribuídas entre 14 cursos já no próximo processo seletivoo post.

ARTIGO

Publicado em 21/06/2022 13h44 Atualizado em 21/06/2022 18h05

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Ensino Superior (SESu), lançou nesta segunda-feira (20), o Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais – Reuni Digital. Estavam presentes no evento o Ministro da Educação, Victor Godoy, o Secretário-Executivo do MEC, José Barreto Júnior, o Secretário da Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, a Coordenadora do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), Sofia Daher Aranha, e representando as universidades que aderiram ao projeto-piloto, o Reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Puga.

O projeto tem como objetivo realizar um esforço temporário para testar e avaliar a oferta de cursos de Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Educação Superior brasileiras. No total, serão ofertadas 5.020 novas vagas, por ano, em cursos de graduação. Durante a cerimônia, o Ministro da Educação, Victor Godoy, também assinou uma portaria com autorização para criação de 152 novos cargos de docentes no programa. Inicialmente, eles devem atuar em 14 cursos de graduação, na modalidade EaD, das universidades federais em diferentes regiões do país.

Durante o evento o Secretário da Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, destacou que a iniciativa teve início antes mesmo da pandemia. “A Secretaria já entendia que a expansão, ampliação e permanência dos estudantes na educação superior a distância é uma estratégia promissora no contexto educacional do país. Alinhada com a Meta 12 do PNE, a SESu buscou estruturar a implantação do programa Reuni Digital por meio de projeto-piloto, visando proporcionar a manutenção da qualidade do ensino, bem como estabelecer as condições para a ampliação da oferta de vagas em cursos de graduação na modalidade EAD”, explicou Vilas Boas.

Quer saber mais? Click no link e veja:

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-programa-para-fomentar-a-expansao-de-educacao-a-distancia-nas-universidades-federais